Comunicação Não-Violenta

Sobre

A Comunicação Não-Violenta (CNV) pode ser definida como um poderoso modelo de comunicação, que possibilita que as pessoas mantenham a conexão entre si para que suas necessidades sejam cuidadas e atendidas. Essas necessidades podem ser desde as mais básicas – como alimento e abrigo – até as mais abstratas, tais como propósito e contribuição.

O sistematizador desse modelo foi Marshall Rosenberg, um psicólogo norte-americano de origem judaica, motivado por suas vivências pessoais e pesquisas na área de Ciências Humanas e inspirado em diversas personalidades, tais como Carl Rogers, Paulo Freire, Martin Luther King Jr. e Mahatma Gandhi.

A CNV pode nos apoiar para que nos expressemos de maneira autêntica, conectada com o que precisamos/valorizamos e, assim, termos mais chances de sermos escutados pelos outros. Por outro lado, também nos mostra como receber a mensagem dos outros de maneira a termos mais vontade de contribuir genuinamente com eles.

Conforme nos dedicamos a desenvolver autenticidade e empatia, há uma transformação da nossa visão em relação a nós mesmos (dimensão intrapessoal) e das nossas relações mais próximas (dimensão interpessoal). Esse pode ser um ponto de partida para transformações em um nível mais abrangente (dimensão sistêmica).

Em resumo, a CNV é, ao mesmo tempo, um modo de ser, de pensar e de viver no mundo.

 

Tem interesse? Clique no botão abaixo e fale comigo agora!
Tenho interesse
Apresentação
Recomendada para empresas e profissionais que buscam um primeiro contato com a metodologia. São abordados: breve histórico, base teórica, componentes (observação, sentimentos, necessidades e pedidos) e eixos (empatia e expressão autêntica) da CNV, contribuindo para a melhora do relacionamento e comunicação entre as equipes e gestores, sejam eles corporativos ou profissionais liberais.
 
Duração: 2h
 
Materiais disponibilizados: 
- Flyer Sentimentos e pseudo sentimentos
- Flyer Necessidades Humanas
Palestra
A palestra busca promover reflexões pessoais com a contribuição da Comunicação Não-Violenta em temas como empatia, auto-empatia, autenticidade, alimentação, educação, relacionamentos profissionais, entre outros.
 
Duração: 2h
 
Materiais disponibilizados: 
- Lista de Sentimentos e pseudo sentimentos
- Lista de Necessidades Humanas 
- Materiais específicos relacionados ao tema abordado
Grupo de prática on-line
Com um conhecimento prévio da Comunicação Não-Violenta, esse formato é destinado àqueles que buscam praticar os ensinamentos e debater temas específicos com uma rede de apoio segura. 
Serão utilizados jogos como apoio à facilitação, como Grok e Empatia.
 
Duração: encontros quinzenais com duração de 2h30. É possível participar regularmente ou em encontros pontuais. 
 
Materiais disponibilizados: 
- Lista de Sentimentos e pseudo sentimentos
- Lista de Necessidades Humanas 
- Exercícios e materiais específicos relacionados ao tema.
Curso introdutório
Muito mais que explorar os princípios teóricos da Comunicação Não-Violenta, este curso proporciona oportunidades de prática individual e vivências em grupo que facilitam a compreensão dos seus componentes e eixos.
 
Duração: 20h totais, distribuídos em 5 encontros de até 4h conforme disponibilidade do grupo.
 
Materiais disponibilizados: 
- Lista de Sentimentos e pseudo sentimentos
- Lista de Necessidades Humanas 
- Apostila com materiais e exercícios complementares
Imersão
Já com um conhecimento básico acerca da metodologia, este formato tem como objetivo mergulhar nos conceitos mais profundos da Comunicação Não-Violenta além de passar por todo o processo de reflexão, descoberta e troca de experiências. 
 
Os encontros são conduzidos com base na metodologia do Círculo de Construção de Paz, com práticas que facilitam a auto-observação e o fortalecimento do vínculo entre os participantes, o que potencializa as trocas e o apoio mútuo.
 
As vivências estimulam o autoconhecimento, a percepção e a integração dos conceitos e práticas a serem aplicadas na vida diária, facilitando percepções graduais acerca da filosofia proposta pela Comunicação Não-Violenta. 
 
O grupo também recebe materiais complementares pelo Google Sala de Aula e também participa de um grupo no WhatsApp durante toda a jornada da imersão.
 
Duração: 8 encontros quinzenais de 3h
 
Materiais disponibilizados: 
- Apostila completa sobre os materiais dos encontros
Mentoria
Atendimento individual e personalizado de acordo com as necessidades do mentorado, abordando a escuta empática, a proposta de exercícios e práticas de auto-observação, auto empatia, empatia com o outro e expressão autêntica. 
 
Duração: Quatro encontros com a duração de 1h30min.
 
Materiais disponibilizados: 
- a serem avaliados conforme a necessidade específica e interesses do mentorado.